ISCV - Sustentabilidade na Gestão de Fornecedores (Ciclo 2014)

Através do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), o GVces tem trabalhado desde 2012 com o tema de gestão de fornecedores, a partir de um grupo de trabalho com a participação de empresas. Este documento contextualiza a atuação desse GT e apresenta suas principais realizações no ciclo 2014
COMPARTILHE

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) tem trabalhado desde 2012 com o tema de gestão de fornecedores por meio da iniciativa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), projeto apoiado pelo Citi e patrocinado pela Citi Foundation, que tem por objetivo promover inovação para a sustentabilidade a partir de pequenos e médios empreendimentos no contexto da cadeia de valor das grandes empresas.

Como forma de incentivar a inovação, produzir e disseminar conhecimento e promover a criação de um espaço de articulação e troca de experiências entre grandes empresas e pequenos e médios negócios que atuam em suas cadeias de valor, ISCV tem realizado ciclos anuais temáticos nos quais diferentes assuntos são trabalhados junto ao grupo de empresas-membro, e chamadas de casos são promovidas buscando iniciativas inovadoras relativas ao tema tratado em cada ciclo do projeto, protagonizadas por pequenas e médias empresas da cadeia de valor de grandes empresas.

Gestão de fornecedores foi o tema do primeiro ciclo de ISCV, em 2012, e, dada sua relevância para os negócios e o consequente interesse das empresas pelo assunto, decidiu-se, junto às empresas-membro da iniciativa, por constituir um grupo de trabalho (GT), que passou a ter uma agenda própria, intercalada às oficinas realizadas em cada um dos ciclos de ISCV.

Desde então, o GT tem se dedicado à construção coletiva de referências e ferramentas que apoiem a integração de sustentabilidade à gestão da cadeia de suprimentos das empresas e se configurado como um espaço para troca de experiências e discussão de assuntos relevantes sobre gestão e relacionamento com fornecedores e integração de sustentabilidade às práticas de compras institucionais.

Buscando ampliar o alcance da reflexão que tem sido realizada até agora nos limites do GT, este documento contextualiza a atuação do grupo e apresenta suas principais realizações até este momento.

O conteúdo descrito a seguir estabelece referências importantes para a compreensão das diferentes dimensões e aspectos que precisam ser trabalhados para integração de sustentabilidade na gestão de fornecedores, apresentando oportunidades para atuação e inovação. Esse cenário aponta para um trabalho de longo prazo – com diversas avenidas a serem abertas e trilhadas – ao qual o GVces continuará a se dedicar, ao lado das empresas que têm atuado na construção desse importante ambiente de troca e colaboração para questões de sustentabilidade.

Esperamos, assim, oferecer contribuições relevantes para a construção de argumentos e referências que reforcem a percepção do valor do tema nas empresas e que apoiem a integração de sustentabilidade aos processos de compras e à gestão de fornecedores.

Acesso à publicação