Programa inédito irá oferecer apoio técnico e transformar o espaço de cooperativas de catadores em São Paulo

22/04/2014
COMPARTILHE

As inscrições para participar do Estruturação - Programa de Intervenção em Cooperativas de Catadores já estão abertas no site programaestruturacao.com.br.

Vai até o dia 25 de abril o período de inscrições para participar do Programa Estruturação. A iniciativa promovida por Giral Viveiro de Projetos, Programa CATAÇÃO e Instituto Walmart pretende selecionar duas cooperativas, localizadas na Grande São Paulo, para passarem por uma verdadeira transformação. A ação contará com o apoio de voluntários e da comunidade.

Para participar, as organizações precisam se enquadrar no regulamento que exige, entre outros itens, dados básicos como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e endereço. As duas cooperativas escolhidas participarão de quatro encontros para capacitação e, após essa etapa, acontece o mutirão. Essa força-tarefa contará com uma equipe comandada por especialistas em resíduos sólidos que, em dois dias, colocará a mão na massa em prol do desenvolvimento das organizações.

O regulamento e as fichas de inscrição estão no site da ação (programaestruturacao.com.br), assim como a programação completa do programa. No dia 1º de maio sai o resultado do processo seletivo e, entre 12 e 27 do mesmo mês, acontecerão os encontros de capacitação. Os mutirões acontecerão em 31 de maio e 07 de junho. Ao final do desafio, espera-se que as cooperativas tenham se conhecido melhor, fortalecido as relações entre os cooperados e melhorado seu espaço e suas práticas de gestão interna.

Sobre a GIRAL viveiro de projetos
A Giral é uma empresa de consultoria focada na gestão de projetos de relacionamento entre o mundo corporativo e comunidades, formada por profissionais que combinam o domínio de ferramentas e soluções de gestão de projetos com uma larga experiência no relacionamento com lideranças e organizações de base comunitária.

Sobre o Programa CATA AÇÃO
O Programa Cata Ação é um modelo de intervenção socioeconômica local, realizado a partir de ações de integração social e organização produtiva. Suas ações visam contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, através de uma melhor integração na cadeia produtiva, no desenvolvimento de opções de geração de trabalho e renda no contexto da economia solidária e do fortalecimento dos laços comunitários de solidariedade.

Sobre o Instituto Walmart
O Instituto Walmart é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Criado em 2005 e mantido com recursos do Walmart Brasil, é responsável pela orientação estratégica e gestão do Investimento Social Privado, e também pelo apoio a práticas de Responsabilidade Social Corporativa da empresa. A organização busca estreitar a interface com as comunidades das regiões onde o Walmart está presente. O Investimento Social Privado é direcionado para três causas: Juventude e Trabalho, Desenvolvimento Comunitário e Geração de Renda.