Publicações ISCV

O projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor tem como proposta concluir cada ciclo anual com uma publicação que reúne aprendizados e resultados sobre o tema abordado no período. 30/05/2016
COMPARTILHE

Abaixo, você confere as publicações lançadas por ISCV em seus ciclos anteriores de atividade
 
 
Esta publicação sistematiza os resultados das atividades realizadas no âmbito do grupo de trabalho (GT) sobre gestão de fornecedores do projeto ISCV durante o ciclo 2015. Ela está organizada em dois blocos de conteúdo: o primeiro apresenta o protocolo para elaboração de uma Matriz de Risco da Cadeia de Fornecedores, e o segundo oferece um exercício de aplicação prática do protocolo, com o objetivo de auxiliar as empresas em sua utilização.
 
 
 
 
 
A agenda desenvolvida por ISCV no Ciclo 2014 se deu a partir de uma parceria com a iniciativa empresarial Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local), com foco no tema de inovação em desenvolvimento local. A parceria promoveu uma série de encontros para alinhamento sobre principais conceitos, definição de temas prioritários, aprofundamento de alguns desses temas e troca de experiências. Além disso, ela promoveu também uma chamada de casos, por meio da qual se aproximou de exemplos concretos no Brasil e deu espaço para que seus protagonistas se apresentassem ao grupo de empresas da parceria. 
 
Fundamentalmente, a lógica que permeou essas reflexões foi a de que uma cadeia de valor eficiente e socioambientalmente responsável pode beneficiar e fortalecer o território, ao mesmo tempo em que um território estruturado e fortalecido pode contribuir para uma cadeia de valor mais eficiente e socioambientalmente responsável.
 
 
 
Este documento contextualiza a atuação do GT e apresenta suas principais realizações até este momento. O conteúdo aqui descrito estabelece referências importantes para a compreensão das diferentes dimensões e aspectos que precisam ser trabalhados para integração de sustentabilidade na gestão de fornecedores, apresentando oportunidades para atuação e inovação. Esse cenário aponta para um trabalho de longo prazo – com diversas avenidas a serem abertas e trilhadas – ao qual o GVces continuará a se dedicar, ao lado das empresas que têm atuado na construção desse importante ambiente de troca e colaboração para questões de sustentabilidade.
 

null
A publicação do Ciclo 2013 do projeto ISCV trata de resíduos e pós-consumo, um tema importante para o Brasil, no qual a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece metas e diretrizes para a gestão e gerenciamento compartilhados de resíduos sólidos, envolvendo governos, empresas e população. Nesse contexto, o trabalho de ISCV em 2013 procurou contribuir para uma visão sistêmica da gestão de resíduos, identificando oportunidades de inovação no relacionamento entre os atores e nas práticas de sustentabilidade a jusante da cadeia.
 
Além de refletir sobre o panorama brasileiro no tema, esta publicação também traz nove casos de inovação em sustentabilidade no campo de resíduos e pós-consumo de pequenos e médios empreendimentos na cadeia de valor de grandes empresas brasileiras.
 
Click here to download the English version of our publication

A publicação do Ciclo 2012, sobre Gestão de Fornecedores, trata de aspectos como:
 
- O que é cadeia de valor e por que incorporar sustentabilidade e inovação em sua gestão;
- Diagnóstico da gestão de suprimentos de grandes empresas brasileiras com exemplos de boas práticas de gestão da sustentabilidade na cadeia;
- Panorama brasileiro da inovação e apresentação de nove PMEs fornecedoras com práticas inovadoras em sustentabilidade;
- Desafios e oportunidades na incorporação da sustentabilidade na gestão de fornecedores;
- Facilitadores e obstáculos à inovação em sustentabilidade em cadeias de valor.
 
Click here to download the English version of our publication.