3º GT aborda aplicação de diretrizes de sustentabilidade para gestão e desenvolvimento de fornecedores

Em novo encontro, o ISCV convidou as empresas a pensar na incorporação e aplicação dos critérios e indicadores desenvolvidos pelo projeto para gestão de fornecedores voltada para sustentabilidade. 10/11/2013
COMPARTILHE

Bruno Toledo

No último dia 16, a equipe do projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) promoveu o terceiro encontro do grupo de trabalho (GT) criado para reunir grandes empresas para a construção coletiva de critérios e indicadores socioambientais para gestão e desenvolvimento de fornecedores. Após priorizar os temas considerados estratégicos nessa área e desenhar e validar as ferramentas voltadas para a inserção da sustentabilidade no relacionamento entre grandes empresas e pequenos fornecedores, o GT convidou os participantes a refletir sobre a aplicação desses critérios e indicadores dentro de suas próprias empresas, levando em consideração as expectativas sobre essa ferramenta e as práticas de gestão que podem ser transformadas a partir dela.

“O principal objetivo desse encontro foi ajudar as empresas a pensar na aplicação desses indicadores nas atividades internas ligadas ao relacionamento e gestão de fornecedores”, explicou Ana Coelho, pesquisadora do ISCV e do GVces. Ao refletir sobre a aplicação da ferramenta, as empresas puderam também vislumbrar como elas poderão aperfeiçoar suas operações, o que consequentemente reafirma o compromisso dessas organizações em torno desse tema.

Além de pensar na aplicação dos critérios e indicadores em suas empresas, os participantes também foram convidados a pensar numa visão de trabalho para os próximos dois anos, tendo em vista uma das principais propostas apresentadas pelo GT de Gestão de Fornecedores no começo de 2013: a construção de ferramentas para mensurar, relatar e verificar (o chamado MRV) as compras sustentáveis das empresas. Essas ferramentas são elementos-chave para monitorar e acompanhar o desempenho das empresas frente a determinados temas, e já são uma realidade na gestão corporativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

ISCV em 2014

As atividades do GT de Gestão de Fornecedores continuarão no próximo ano, com três encontros previstos para aprimorar e acompanhar a implementação dos indicadores e critérios desenvolvidos neste ano nas práticas empresariais de gestão de fornecedores. A partir dessa reflexão, os objetivos do GT para 2014 são desenhar tanto um método para implementar essas ferramentas quanto diretrizes para a incorporação de sustentabilidade nas compras institucionais.

No próximo ciclo, o projeto ISCV se dedicará ao tema da inovação dentro de estratégias de desenvolvimento local, em trabalho conjunto com a Iniciativa em Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal), também organizada pelo GVces. O objetivo do Ciclo 2014 será dar visibilidade a práticas inovadoras para a promoção do desenvolvimento local relacionadas à atuação de grandes empresas em territórios impactados por sua cadeia de valor.

No decorrer de 2014, serão organizadas quatro oficinas conjuntas do ISCV com IDLocal, que pretendem trabalhar desafios como aprimorar o relacionamento das empresas com os diversos atores do território, fomentar o ecossistema de inovação nos territórios impactados pelas cadeias de valor, fortalecer a economia local, e mapear oportunidades de criação de valor compartilhado. Da mesma forma que nos ciclos anteriores, será realizada uma chamada de casos de inovação de pequenos e médios empreendimentos na cadeia de valor de grandes empresas, que serão analisados e selecionados pela equipe do projeto.

Mas antes, no próximo dia 04, o projeto ISCV se juntará às demais Iniciativas Empresariais do GVces (IDLocal, Tendências em Serviços Ecossistêmicos/TeSE, e Plataforma Empresas pelo Clima/EPC) para o Fórum Anual, que ocorrerá na Casa das Caldeiras, em São Paulo. O Fórum será a oportunidade de trocar as experiências e apresentar os resultados, além de buscar uma integração entre cada iniciativa. O ISCV apresentará a sua publicação anual, com os resultados do Ciclo 2013 – sobre gestão de resíduos sólidos e pós-consumo – durante o Fórum. Saiba mais sobre este importante evento.

Fotos: Felipe Frezza (GVces)